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Ponteira Esportiva Adaptável - Perguntas Frequentes

Ponteira Esportiva Adaptável - Perguntas Frequentes

As ponteiras esportivas adaptáveis quando instaladas em substituição às ponteiras originais de fábrica proporcionam uma série de benefícios, mas, ainda, são objeto de algumas dúvidas por parte dos motociclistas.

Confira algumas das dúvidas mais frequentes:

1) A minha moto vai “andar” mais?  Sim. Via de regra, a simples instalação da Ponteira Esportiva Adaptável Foco Racing proporciona um ganho no pico de potência da motocicleta de aproximadamente 10% (dez por cento) sem que seja feito qualquer ajuste de injeção e ignição.

2) Posso instalar em qualquer moto? A Ponteira Esportiva Adaptável Foco Racing é instalável em qualquer motocicleta equipada com motor de quatro tempos de até 350cc. Em breve serão lançadas ponteiras para motos de cilindradas maiores. Não existe ponteira “universal”, ou seja, que se possa simplesmente “plugá-la” e ela funcionará imediatamente. Toda e qualquer ponteira, porque não se trata aqui do escapamento inteiro, necessariamente deverá ser adaptada às diferentes bitolas, comprimentos e pontos de fixação superior de cada escapamento de cada moto, de tal forma que o recomendável é que um profissional execute tal adaptação.

3) A minha moto vai economizar combustível com a ponteira esportiva? Em princípio sim, mas a economia de combustível está associada à vários fatores e não somente à ponteira. Com o aumento da potência em pico e ao longo de sua curva e com a diminuição do peso deste equipamento comparado com os originais, a tendência é que a moto tenha a possibilidade de se tornar mais econômica em termos de consumo de combustível.

4) É permitido instalar uma ponteira esportiva para uso na cidade e na estrada?  Sim. Tal instalação não é considerada como alteração da característica original e, portanto, não precisa, e na verdade nem tem como, ser registrada no documento de rodar da moto, o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento Veicular).

5) Os agentes de trânsito vão me multar por estar usando uma ponteira esportiva?  Não deveriam. No entanto alguns agentes mal orientados tem o poder de autuar ou até mesmo de apreender qualquer veículo por qualquer alegação deles, cabendo ao proprietário e condutor fazer uso do direito do recurso administrativo e de uma ação judicial para corrigir tal ato impróprio. Uma multa, só poderia ser aplicada por ruído excessivo ou por emissão excessiva de gases se o agente contasse com um equipamento de medição de ruído ou de gases regulamentado para esse fim específico, tal como com os radares portáveis, mas isso não existe ainda no Brasil. Não obstante a não regulamentação deste tipo de equipamento, lembramos que o agente de trânsito pode sim multar por excesso de ruído sem a necessidade de portar equipamento específico em função do horário de constatação, por exemplo das 22 até as 6 horas, ou do local, por exemplo próximo de hospitais. Também lembramos que uma ponteira esportiva deve atender algumas exigências que são constatáveis pelo agente de trânsito, ou seja, a ponteira não pode ser uma simulação para “cano reto” ou descarga livre, nem deixar de estar instalada na moto.

6) É necessário algum laudo, certificado ou homologação de algum órgão como o Inmetro para eu circular com a ponteira esportiva?  Não. Não há legislação que exija algum documento deste tipo e, via de regra, os agentes de trânsito não vão solicitar nem aceitar a apresentação de um documento que comprove a adequação legal de uma ponteira esportiva adaptável.

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