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Escapes para motos com e sem preparação

Você sabia que existem escapamentos para motos com e sem preparação de motor?

A preparação de motocicletas envolve vários componentes e várias circunstâncias para que seja alcançado um melhor desempenho. A instalação de escapamento esportivo apropriado é um item que é muito importante na complexa equação de preparação.

São muitas as variáveis que influenciam o desempenho de uma moto, tais como: regulagem da mistura ar/combustível e ponto de ignição, diâmetros empregados na relação entre coroa e pinhão, materiais empregados em diversos componentes da moto, visando reduzir o peso (especialmente em peças associadas à movimento) sem comprometer a rigidez estrutural, pneus e respectivas calibragens adequados ao piso, tipo de condução desejada pelo piloto, características do trajeto, e escapamento.

O escapamento é um componente muito importante porque ele pode melhorar (ou não) o desempenho do motor. 

Um dos fatores a ser considerado sobre o escapamento é o diâmetro interno adotado dentro da ponteira, que pode assumir mais de uma medida.

Para se entender melhor, se simplesmente “deixar livre” o escape fosse a melhor opção para se ganhar desempenho, então bastaria adotar um “cano reto”, ou seja, simplesmente cortar a ponteira e deixar o cano expelir os gases sem qualquer obstáculo, mas não é bem assim.

É importante que exista uma redução entre a bitola das curvas e o bico da ponteira para que ocorra um pouco de compressão na exaustão. É por isso que, por exemplo, os escapamentos da Foco Racing são oferecidos com duas opções de ponteiras: 36mm ou 40mm. Cada moto tem características próprias que vão exigir um ou outro diâmetro para um melhor rendimento. No caso da Honda CRF 250F nacional o diâmetro de 36mm é melhor indicado para preparações que expandam a cilindrada até 280cc, em casos de preparações com expansão da cilindrada para acima de 280cc, o mais indicado é o diâmetro de 40mm.

Curiosamente, um dimensionamento inapropriado do escapamento pode resultar até numa perda de potência e torque em momento de pico ou numa perda de potência e torque em algumas faixas de giro nas quais o motor for empregado.

Agora que você já sabe que existem diferentes escapamentos comercializados para diferentes tipos de motos, diferentes graus de preparação e diferentes tipos de uso, qual você acha que seria o mais recomendado para o seu caso?

Se você tiver dúvidas, entre em contato com a Foco Racing pelo email comercial@focoracing.com.br ou pela whatsapp (54) 999485625 que a nossa equipe irá lhe orientar.

 

Texto: Jaime Nazário & Duda Parise

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